Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

De carona no Pizza Planet #1 | A jornada de Monstros S.A. na história da Pixar

Gostou do post? Então clique no botão ao lado e compartilhe-o!

Pixar Animation Studios

De carona no Pizza Planet, por Alexandre A. Oliveira


Para começar essa nova coluna aqui no Anima Coupe, vamos falar sobre Monstros S.A. e o que podemos aguardar da franquia para os próximos anos.

De Carona no Pizza Planet é uma coluna onde vamos debater sobre tudo que envolve o universo Pixar.

No ano de 2001, a Pixar Animation Studios ainda estava em construção. Com poucos filmes em seu catálogo, a produtora desconhecida no momento, nem imaginava o tanto de fãs que alcançariam diante dos anos que se aproximava. Em cada filme lançado uma legião de fãs predominavam cada vez mais na Pixar muito antes da produtora se juntar a Walt Disney Studios, no ano de 2006. O primeiro filme da Pixar foi lançado em 1995, o grande Toy Story. Com o sucesso quatro anos depois a sequência foi oficializada, em 1999, com Toy Story 2. E o que viria a seguir no longo caminho que a Pixar Animation Studios começou a trilhar com apenas alguns filmes lançados. Engana-se se você pensa que seria uma tarefa difícil para a jovem Pixar. Estava começando o seu caminho, cheio de ideias, embora na época com poucos animadores e orçamento baixo. Neste período Pete Docter ja se encontrava no estudio e John Lasseter era o principal nome na produtora.

E foi assim, dois anos depois da sequência de seu primeiro filme animado, a Pixar lança Monstros S.A..

O filme foi definitivamente um abre portas para a iniciante (na época) Pixar. Pois continha tudo que forma a receita que só a Pixar tem em seus filmes e, essa receita foi tão bem aceita que a podemos ver em seus outros filmes. Inovação, personagens cativantes e histórias envolventes. O longa-metragem foi um "furacão" feito pela produtora - um furacão contendo tudo o que a Pixar queria passar. O primeiro recheio dessa receita é inovação: um filme partindo de uma ideia inteligente; logo depois temos os personagens: um bom exemplo disso é Mike e Sulley; e por fim temos o que une isso tudo em um nó só que é formado por histórias interessantes. Na hora certa e no lugar certo, o lançamento do filme trouxe só vantagens para a Pixar. A chance que tinha nas mãos de mostrar todo o seu potencial, foi bem utilizado por todos os envolvidos no filme.

A ideia para a animação era tão forte, desenrolada e inovadora que o longa-metragem foi aceito de braços abertos pelo público e também pela critica. No Rotten Tomatoes o filme recebeu um nota de 96% de um total de 100%. No IMDB, o maior site avaliador de filmes da web, Monstros S.A. recebeu uma nota de 8/10.

Os críticos do Rotten Tomatoes concederam uma nota de 96% de um total de 100%.
No IMDB foi classificado com uma nota de 8 de um total de 10. 

Considerações sobre: Divertida Mente

Não tinha como dar errado, com tamanha maestria a Pixar Animation Studios levou um filme digno aos cinemas. Entretanto, pegando todos de surpresa o filme ganhou uma "continuação". Pra ser exato o longa não foi uma continuação do primeiro e sim um filme a parte; com uma história que acontece dez anos antes do primeiro filme quando Mike e Sulley ainda estavam na Universidade. Após doze anos a Pixar leva o prequel de Monstros S.A., intitulado Universidade Monstros, as telas, no ano de 2013. 

Que o filme foi um sucesso, já era de se esperar. No entanto, o que podemos esperar da franquia para os próximos anos? Toy Story se tornou uma franquia dentro da Pixar Animation Studios, com três longa-metragens lançados e um quarto filme dos brinquedos já está em produção - além de termos diversos curta-metragens dos personagens em ocasiões distintas. E o que estou querendo dizer com isso? Bom, a chance de a Pixar ao lado da Disney tornar Monstros S.A. em uma franquia como Toy Story é muito grande. Recentemente, Peter Docter diretor de Monstros S.A., concedeu uma entrevista ao EW, onde ele deixava no ar a chance de termos um terceiro filme de Monstros S.A. com a Boo adulta - saiba mais. Existem diversas ideias para se usar envolvendo os personagens, é a chance da Pixar explorar todas elas em filmes distintos são enormes. 

Monstros S.A. é um filme que possui potencial para ter uma franquia, só precisa de alguém para colocar essa ideia em prática. Peter Docter ao conceder esta entrevista e, um que acredita na historia do filme e sabe que falta muito ainda a se contar.

Toy Story é um filme maravilhoso tanto que a Pixar abraçou e colocou onde ele merece estar, com toda a certeza para chegar e ficar. Eu como grande admirador dos filmes da produtora acredito que assim como Toy Story, o filme lançado no ano de 2001, pode chegar aonde Toy Story chegou.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário