Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Os melhores filmes de Pete Docter

Gostou do post? Então clique no botão ao lado e compartilhe-o!

Pete Docter: carreira, filmes de animação, personagens e a história de um dos melhores animadores da Pixar Animation Studios 


A Pixar Animation Studios e a detentora de grandes artistas que acabam por ficar por trás de filmes de grandes sucesso da produtora. Foi pensando nisso, que me veio a ideia de escrever sobre esses animadores que levam até a sua TV toda a magia que a Pixar carrega em seus filmes de animação. São muitos os animadores que merecem estar aqui neste especial, no entanto, vamos aos poucos escrevendo para você a história e os filmes destes animadores. E o primeiro a dar as cara aqui no AC com seus melhores filmes é Pete Docter.


Pete Docter nasceu em 9 de Outubro de 1968, em Minnesota, nos EUA.

Sua história começa na sua adolescência onde sempre foi apaixonado por animações. Embora toda a sua família esteja voltado para a música, Docter particularmente não estava interessado neste ramo.

Seus passatempos era criar cartoons e curtas de animações caseiros com câmeras improvisadas. Para seguir este caminho tão prospero, Docter começou a estudar em uma Universidade em Minnesota, logo depois foi estudar no Instituto de Artes da Califórnia onde ganhou seu primeiro prêmio com o curta Next Door. Tendo encerrado seus estudos e se formado em 1990.

O maior sonho de Docter e seu principal objetivo era trabalhar para a Disney - um desejo que ele carregava desde criança. No entanto, os primeiros a acreditar no animador foi a produção de Os Simpsons e a Pixar que na época estava no inicio de toda a sua trajetória.  

Três trabalhos deram destaque ao animador o primeiro deles foi Next Door, onde ganhou seu primeiro prêmio, Invern e Palm Springs.

Peter aceitou o convite da Pixar Animation Studios, onde começou a trabalhar para a produtora logo após se formar.

Até então, o animador é uma peça chave na história da produtora. O maior sucesso em filmes de animação da Pixar, Monstros S.A. teve direção de Pete Docter. O animador ainda ajudou no roteiro de várias outras animações da Pixar, como: Wall - E, Toy Story, Toy Story 2, Vida de Inseto, UP: Altas Aventuras onde foi diretor e roteirista, além dos curtas metragens. São eles: New Car's Mike, Jogo de Geri e A Missão Especial de Dug.

Uma curiosidade interessante é que Docter se inspirou em si mesmo para criar o personagem Buzz Lightyear (continue lendo pois ao final da matéria temos um bônus sobre o personagem). Criando caretas que ele mesmo fez em frente ao espelho e acrescentando no personagem. Além de traços de sua própria personalidade.

Confira abaixo o curta Next Door que abriu diversas portas ao animador e marca o início de sua carreira e uma entrevista de Pete Docter ao Blog Jacaré Banguela onde ela fala sobre a animação Divertida Mente e seus personagens: 



Melhores filmes de animação

Confira a lista abaixo com os melhores filmes de animação de Pete Docter.

Divertida Mente,
Ficha técnica completa sobre o filme em nosso catalogo, confira aqui
Lançamento: 2015
Diretor: Pete Docter


Abrindo a lista dos melhores filmes de Peter Docter, temos a mais recente animação que teve direção do animador. Eu e você devemos notar nos filmes dirigidos por Docter que todos os filmes em animação que possuem idéias e personagens criados por ele e colocados no papel e na tela de um computador são totalmente inovadores.

Eu acompanho e sou apaixonado por filmes de animação desde a infãncia, no entanto, só comecei a ler sobre animações em 2012, nesses três anos nunca encontrei alguém tão criativo e completo em tudo que faz em seus filmes. O cara é simplesmente um dos melhores animadores que a Pixar Animation Studios possue. Tanto é que a Pixar tenta aproveitar ao maximo toda a criatividade do animador.


Se comparar qualquer filme de Pete com filmes em animação de estúdios concorrentes verá que o animador possui um grande potencial para a criação de histórias e personagens que se encaixam com essas simples histórias. Não é difícil de se entender em seus filmes a concepção da história em poucos minutos que o filme se iniciou. Fica algo a parte, como um quebra cabeça, tudo se encaixa. "Crescer é complicado" essas são palavras que Pete Docter disse em entrevista sobre a animação. Essa simples frase resume o seu mais novo filme de animação: Divertida Mente. Muito elogiado pela crítica, a animação mostra os acontecimentos que ocorrem na vida de Riley e como os sentimentos como a tristeza, alegria, raiva e medo influenciam na solução desses acontecimentos.

Divertida Mente é simplesmente sensacional. E abrange um público que a Pixar ainda não conhece. Filme totalmente recomendável, inovador e com personagens brilhantes. 

UP: Altas Aventuras,
Ficha técnica completa sobre o filme em nosso catalogo, confira aqui.
Lançamento: 2009
Diretor: Pete Docter


Ahh, quantas e quantas vezes já assisti a este filme! Em todas as vezes em que assisti a essa animação ela me emocionou de forma totalmente inesperada. É um filme que nos faz pensar, que nos passa sempre uma mensagem boa. O filme passa fortes emoções conseguindo nos manter atento até o final do filmete, consegue segurar nossa atenção ali naquela história que flui mais do que naturalmente. UP é simplesmente um dos filmes mais conceituados de Pete, com uma história forte e simples. Assim como Divertida Mente o filme é espetacular, inovador e recheado de mensagens bacanas; alcançando assim um público não só infantil. 

E o que falar de Dug? O cachorro, que aparece logo na metade do filme animado. acompanhando Carl e Russell em suas aventuras, possui uma lealdade incrível e sua forma de demonstrar suas emoções é cativador. 


Levando os personagens para uma aventura distante de sua área de conforto, a Pixar teve o suficiente para explorar ainda mais Carl e Russell, colocando cada um em uma prova e fazendo com que eles desenvolvam conforme o filme roda. Carl foi o que mais teve essa oportunidade de mostrar o quanto se desenvolveu e evoluiu durante o filme. Russell se contém no início do filme mas conforme a animação mostra o decorrer da história, o personagem acaba por mostrar um pouco mais de si ao público.

Para fechar, UP é uma animação totalmente recomendável para quem ainda não teve a oportunidade de assistir.  

Monstros S.A.
Ficha técnica completa sobre o filme em nosso catalogo, confira aqui.
Lançamento: 2001
Diretor: Pete Docter

Monstros S.A. foi o primeiro filme da Pixar Animation Studios que assisti quando ainda estava no início do colegial. O filme ao invés de dar medo - como o nome já diz - deve de mim a maior parte de minha atenção e admiração ao mesmo tempo que o filme rodava.

"Hoje vamos assistir a um filme", disse a professora ao entrar na sala.

- Eu mal sabia de que filme se tratava. Para se livrar de ficar fazendo lição, todos os dias, já era motivo de alegria para mim ter um dia para assistir um filme em que eu mal sabia o nome.

Ao ligar o DVD, a professora tirou-o de dentro da capa, envolvendo o disco, e colocando-o no DVD. 


Ao colocar a capa do disco em cima da mesa, algo chamou minha atenção. E foi a ilustração que estava na capa do disco. 

Isso já era o bastante para o filme ter minha admiração. Já que riscava nas últimas páginas do caderno desenhos de que admirava na época. Naquela sala, pequena e com os colegas de classe, no início do colegial, assisti não só o primeiro filme da Pixar como também tive a oportunidade de saber mais adiante de que se tratava de uma animação dirigida por Pete Docter. O filme mais aclamado pela crítica, hoje em dia, é um dos meus filmes favoritos.

Uma certa admiração minha pertence a Pixar, a produtora possui inovação tanto nos personagens como em suas histórias.

O estúdio não segue uma formula, a Pixar cria uma formula em cada filme lançado. Esse é um diferencial da produtora. E é isso que me faz acreditar que a Pixar antes mesmo de lançar o filme na telona do cinema vai se superar. 

Buzz Ligthyear + BÔNUS   
Buzz Lightyear é um personagem chave na animação Toy Story. Buzz representa ao Woody uma ameaça por conta do personagem ser aquele tipo "completão", sendo bom em tudo que faz e ao mesmo tempo ocupando aos poucos um espaço que pertencia somente ao Woody.

O que gera no Woody uma revolta muito grande. Trazendo, aos poucos, uma rivalidade entre os dois.


E assim temos o início do desenvolvimento de um personagem com características, feições e traços de personalidade baseados em seu próprio criador - Pete Docter.

Criador a parte, pois Toy Story foi originalmente dirigido por John Lasseter, Pete foi como um herói ao apoiar e fazer parte de diversos projetos da produtora sem ao menos levar no final do filme - ou curta-metragem - o credito de diretor.


No demais, você pode notar as feições em que o Buzz faz, e pensar: essas são caretas criadas na frente de um espelho que refletiam um rosto. . o rosto de Pete. Buzz aparece por aqui como um bônus por conta disso. 

Você sabia?
Pete Docter começou a trabalhar na Pixar Animation Studios com 21 anos de idade. Docter é o décimo empregado da empresa.

Mais filmes da Pixar Animation Studios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário