Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O que é que há, velhinho !? | Especial Tom & Jerry

Gostou do post? Então clique no botão ao lado e compartilhe-o!

Quem não se lembra de desenhos animados quem marcaram nossas infâncias ? o tempo passa, e eles se tornam tão especiais nos corações de todos nos, aquele desenho que quando vemos sempre trazem boas lembranças.Hoje, estreando uma nova coluna no blog ( sim, a coluna se chama O que é que há, velhinho !? mais pra frente explico pra vocês ), falaremos exatamente sobre isso.E o tema hoje é o desenho, creio que muito amado por todos, Tom & Jerry.

Quando que o desenho chego a televisão brasileira ? quem criou o desenho animado ? as polemicas que cercam o desenho, tudo isso em um texto divertido de ler que você leitor encontra aqui.

Em uma época onde as produtoras estavam em busca de fazer sucesso nos cinemas com seus curtas, surgiu Tom e Jerry de uma forma inesperada.Uma empresa norte-americana chamada MGM (Metro Goldwyn Mayer Inc.) que faziam trabalhos para os cinemas e programas de televisão, que uma dupla resolveu apostar suas fichas.William Hanna e Joseph Barbera trabalhava em um curta no ano de 1940, o curta se chamava Puss Gets the Boot indo aos cinemas em fevereiro do mesmo ano.



Um produtor da MGM vendo o talento da dupla, resolveu apostar neles.Depois do curta ir aos cinemas, o produtor, Fred Quimby, solicitou a dupla que desenhassem um novo curta.Foi quando uma ideia cercou a dupla de animadores, a ideia era da perseguição de um gato atrás de um rato.Pouco tempo depois, surgia Tom, que na época se chamava Jasper e Jerry, que também não tinha este nome, ele se chamava Jinx

E assim nascia um grande sucesso, os curtas foram produzidos para os cinemas, no entanto, foi na TV que Tom e Jerry alcançaram tamanho sucesso.O sucesso dos curtas animados foi tanto que eles ganharam o Oscar de Melhor Curta de Animação por sete vezes consecutivas.Tanto fazia na época onde os curtas eram exibidos, seja na TV ou no cinema, o sucesso dos dois era certeiro.Boa parte de sucesso cabia a dupla que criou os personagens, Hanna e Barbera, na mão dos dois o curta era sucesso garantido, com episódios criados.Entre 1940 e 1957 foram produzidos mais de 113 episódios, pela dupla.


Porém, todo este sucesso, chegou ao fim, infelizmente.A divisão onde as animações eram produzidas, a MGM Cartoon Studio, fechou as portas, e assim encerrou o desenho original.Os últimos episódios dos personagens foi lançado em 1958.Depois disso, foram de varias formas, tentando trazer de volta as animações, nos anos seguintes.Algumas foram sucesso e outras nem tanto.

Querendo trazer de volta todo aquele sucesso, a MGM resolveu reviver os personagens, em novos episódios.Em 1960 um novo produtor, William L. Snyder, fecho um acordo com o diretor Gene Deitch, para produzir em seu estúdio, o Rembrandt Films, novos curtas, foram no total 13 curtas produzidos com esta parceria.Foi tanto o sucesso do gato e o rato, que vários produtores e diretores apos o fechamento da produtora onde eram produzidos os episódios, tentaram reviver este sucesso.

O fracasso de alguns, no entanto, um detalhe é que o desenho por passar de produtor para produtor, acabou ganhando novos formatos, uns tentavam melhorar, outros tentavam adicionar novos detalhes.Contudo era a equipe de Hanna-Barbera que mantinha o alto nível do desenho, música, ritmo e humor.

No Brasil, também, não foi diferente.Os desenhos de Tom e Jerry foram exibidos na televisão brasileira, os dois principais canais que exibiram os episódios foi a Rede Globo, SBT e o Cartoon Network.A BKS foi a responsável pela dublagem dos episódios.Porém, como em todo o sucesso vemos o lado bom, como também vemos o lado ruim da moeda, e com os personagens Tom e Jerry não foi diferente.O desenho enfrentou varias polemicas em diversos países em que eram exibidos.Mais de 24 episódios do desenho foram acusados de possuir cenas racistas.Além, de ser acusados por diversos pais, que os episódios possuíam cenas de violência.

Os personagens sofreram alteração durante todos estes anos, Tom ganhou um cinza mais claro, no cartoon esta cor as vezes fica azul.Jerry é esperto, calculista e oportunista, enquanto Tom é determinado e impaciente o que acaba fazendo ele ser derrotado pelo rato diversas vezes.Em certos episódios quando aparece um inimigo maior que os dois, eles se unem para derrota-lo.Quando um deles esta em perigo por um inimigo extra, o outro fará o possível para tira-lo daquela situação.Uma outra curiosidade, e que o grito de dor de Tom foi gravado pelo próprio criador do personagem, Hanna gravou o seu grito e depois adicionou ao personagem.


Não podemos esquecer dos personagens coadjuvantes, o cão Spike e seu filho Tyke, eles chegaram a ganhar um desenho próprio.O desenho animado de Tom e Jerry foi para os cinemas, os video games, quadrinhos, além de ser um desenho que marcou a infância de muitos, assim como a minha.Essa foi a primeira postagem de uma nova coluna do blog, espero que vocês leitores curtam.


Não se esqueçam de dar uma força para o blog, se gostou do post compartilhe.Até mais, amigos.

Leia também:

Preview das animações mais aguardadas em 2014 


Nenhum comentário:

Postar um comentário